quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curiosidades

É muito importante dedicar tempo e atenção à bebé Maria, ainda antes da mamã me segurar nos braços. Na verdade, durante os nove meses de gravidez é possível estabelecer um verdadeiro "diálogo" comigo. Feito através de estímulos emotivos e sensoriais, que irá resultar na relação intima e profunda, que desde os primeiros dias, me liga à mamã.
O ouvido
Começa a formar-se logo a partir da 8ª semana e é o canal que mais facilmente me põe em contacto com o mundo exterior. Muito importante é a voz da mamã, quando fala comigo e usa o meu nome. Já reconheço a tua voz, e quando nascer sei distingui-la de todas as outras.
O tacto
É o primeiro sentido a desenvolver-se na vida intra-uterina. Por isso, quando acaricias a barriga crias uma via directa de comunicação comigo. A partir do sétimo mês, começo a responder através dos meus movimentos e deslocações.
O gosto
A partir da 12ª semana já distingo os sabores, e através do que a mamã come, começo a definir os meus gostos. É nesta altura que, respeitando as normas dietéticas, a escolha dos alimentos deve ser o mais variada possível, para permitir que eu experimente e defina as minhas preferências.
O olfacto
É o sentido que mais influencia o meu humor. A aromaterapia sugere o uso de alguns perfumes para transmitir diferentes sensações: anis e jasmim para me deixar bem disposta, limão e violeta para me dar força, sândalo e rosa para me transmitir serenidade.

2 comentários:

Pat disse...

Os sentidos segundo aquela que vai ser uma das, se não a minha tia favorita de todos os tempos:
O ouvido...esta minha tia Pat é o máximo, e pelo que tenho escutado atentamente aqui dentro ela tem umas piadas muito giras e tem uma voz muito agradável;
O tacto...aquela festinha que a minha tia Pat me fez no outro dia foi bem fixe, a melhor até agora, desculpa aí mamã!;
O gosto...estou mesmo a ver com quem é que vou ter grandes farras alimentares, a minha tia Pat parece conhecer os melhores sítios para comer crepes, gelados, chocolates...;
O olfacto...gosto imenso do perfume da minha tia Pat, quero um para mim no meu primeiro aniversário!

Unknown disse...

Quero ir a Ovibeja c/ o tio Oscar, ouvir as parvoeiras dos amigos dele, tocar nas ovelhinhas, comer um kebab do grande Matias Kebab e ficar a cheirar a malacuecos e castanhas assadas.

Isso é q é fixe!!

Enviar um comentário